Blog

Qual a diferença entre os cooktops a gás, elétrico e por indução?

Qual a diferença entre os cooktops a gás, elétrico e por indução?
24
jul

Sinônimo de modernidade e sofisticação, os cooktops se tornaram objeto de desejo para composição de cozinhas planejadas e espaços gourmet. Além de proporcionar requinte ao ambiente atuando também como um item decorativo, é um eletrodoméstico prático e funcional. Mas para usufruir essas vantagens, como escolher o modelo ideal de cooktop para sua cozinha? Qual o melhor? A gás, elétrico ou por indução?

Apesar de apresentarem estruturas muito similares, a diferença entre esses três tipos de cooktop se limita ao mecanismo de funcionamento, performance e algumas funções avançadas. A seguir, vamos conhecer as principais características de cada modelo e suas vantagens.

O cooktop a gás possui o mesmo mecanismo de funcionamento de um fogão tradicional, com chama alimentada pelo gás de cozinha, o GLP. A grande vantagem desse modelo é sua versatilidade, pois pode ser acionado por acendimento elétrico ou manual (em caso de queda ou falta de energia).

Já o modelo elétrico possui superfície completamente plana, dispensa o uso de GLP e funciona estritamente com eletricidade. Devido ao seu mecanismo de funcionamento, no cooktop elétrico não há produção de chama como no fogão a gás; uma vez que o aquecimento das “bocas” ocorre por meio de resistências, similares à resistência do chuveiro, responsáveis por transformar energia elétrica em calor, o que resulta em temperaturas mais precisas.

E por fim, o cooktop por indução – esse modelo também pode ser considerado um cooktop elétrico, porém o aquecimento não ocorre por meio de resistências, mas correntes eletromagnéticas. Entre os três modelos de cooktop disponíveis no mercado esse é o mais moderno e eficiente. Uma vez que o calor é originado a partir do campo magnético e isso ocorre apenas quando a superfície do cooktop está em contato com o fundo da panela, o cooktop por indução se classifica como a opção mais segura entre os demais modelos, por evitar acidentes domésticos tão recorrentes.

Devido ao seu mecanismo de funcionamento, enquanto os modelos a gás permitem a utilização de qualquer tipo de panela e os modelos elétricos requerem modelos com fundo reforçado e plano, os cooktops por indução apenas aceitam panelas de aço multicamadas ou ferro fundido, por serem compatíveis com o mecanismo de funcionamento eletromagnético.

Na Vip Aquecedores, Coifas e Cooktops você tem à sua disposição uma ampla gama de modelos de cooktops de 1,2,4 e 5 bocas, de variados tamanhos e cores, que melhor se adaptam ao planejamento da sua cozinha e ainda promovem um ambiente personalizado e funcional.

Copyright © 2020 VIP Aquecedores. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Multlinks.
Orçamento
Rápido
Via Whats