Pressurizador para aquecedor a gás: Dicas de instalação e segurança
O Pressurizador para aquecedor a gás é um equipamento muito útil para auxiliar o funcionamento dos aquecedores de água e sanar um dos problemas comuns em residências: baixa pressão e volume de água.
Não há nada mais desagradável que querer relaxar durante um banho e a água não ser suficiente para o momento. É por esse motivo que o pressurizador é um auxiliador indispensável para locais necessitam dessa ajuda extra.
Pressurizador para aquecedor a gás
Os lares brasileiros que investem em aquecedores já estão acostumados, em sua maioria, a utilizar pressurizadores para aquecedores a gás.
Um aquecedor de água a gás pode ser alimentado tanto pelo GLP, conhecido como gás de cozinha, ou pelo Gás Natural. Você pode conferir mais informações sobre os aquecedores em nosso artigo:
Aquecedores de água: Conheça os principais modelos disponíveis no mercado
Instalação do pressurizador
A aquisição de um pressurizador de qualidade é o primeiro passo para que você possa garantir uma instalação correta. Reforçamos a informação de que o procedimento deve ser feito por um técnico autorizado, pois exige conhecimentos técnicos específicos.
As dicas abaixo facilitam o uso e promovem segurança durante o uso do produto.
Voltagem da residência
O pressurizador para aquecedor precisa ser compatível com a voltagem da residência – 127 ou 220 V.
Como todo equipamento que entra em contato com eletricidade é crucial que as voltagens não sejam diferentes para evitar queima do produto, bem como acidentes.
Localização
Seguirá os padrões estabelecidos para instalar o aquecedor. Nós detalhamos melhor em nosso artigo Instalação de aquecedores de água a gás exige estrutura adequada da residência.
Lembre-se de deixa-lo longe do contato direto com sol e chuva, bem como devem ser conectados em sistemas hidráulicos que respeitem a capacidade do equipamento.
Dicas de segurança para usar um pressurizador de água
Durante o período em que o técnico for conectar todas as partes e o pressurizador, o registro de água deve permanecer fechado.
O eixo do motor permanecerá sempre na horizontal. Não tente alterar a posição. Além disso, o fluxo precisa ser respeitado e o pressurizador não deve ser instalado na saída da água quente e nem em ramais de válvulas de descarga.
Como dica final, recomendamos que nunca deixe produtos inflamáveis perto do seu equipamento de pressurização de água.