Instalação de aquecedores de água a gás exige estrutura adequada da residência
A instalação de aquecedores de água a gás precisa ser feita de forma profissional e responsável, pois o equipamento exige conhecimento técnico e especializado.
A comodidade de ter um aquecedor de água em casa é inquestionável, pois além de proporcionar o uso de duchas e torneiras de forma mais agradável, ele é uma opção muito mais econômica que o chuveiro elétrico.
Se é o seu desejo ter o equipamento em sua residência, leia essas importantes recomendações.
Escolha de um aquecedor de qualidade
Tudo começa com a escolha de um bom produto. Isso não significa escolher entre o mais barato ou o mais caro, e sim o mais indicado para a sua necessidade.
O mercado oferece muitas opções. Entre as melhores marcas estão:
- Aquecedores Lorenzetti;
- Aquecedores Rheem;
- Aquecedores Bosch;
- Aquecedores Rinnai.
Contrate profissionais especializados
Começamos nosso artigo falando da necessidade em se investir em uma instalação profissional. Em hipótese alguma tente realizar o procedimento sozinho.
Há normas e regras de segurança que precisam ser seguidas. Somente um profissional autorizado tem o conhecimento técnico para instalar o produto.
Adequações da residência para a instalação dos aquecedores de água a gás
Além da escolha de um um bom aquecedor e de um profissional experiente, você precisa pensar na infraestrutura da sua casa.
O principal ponto que você precisa pensar aqui é quanto a ventilação. Os aquecedores não podem ser instalados em locais abafados, pois utilizam gases que exigem ventilação constante e adequada.
Outro cuidado importante é quanto a parede e o piso, que não podem ser de madeira e nem conter nada inflamável.
Local adequado para instalar o aquecedor de água a gás
O melhor ambiente para isso é a área de serviço, mas o uso desse espaço precisar exclusivo para evitar acidentes.
É necessário que haja revestimento térmico, além de uma ventilação inferior, superior e possibilidade de inclinação da chaminé.
Veja as especificações:
Ventilação inferior: 200 cm² de área mínima; Ventilação superior: 600 cm² de área mínima; Distância entre o aquecedor e a chaminé: 35 cm, no mínimo; Chaminé: 2% de inclinação.
Acessórios
O profissional especializado vai te indicar quais são os acessórios indispensáveis para o procedimento, entre eles estão o rabicho e o engate que precisam ser um para água quente, outro para água fria e um para o gás.
Também é importante que tenha um registro de gás cujo modelo seja o de esfera.
Seguindo nossas recomendações, você já pode investir tranquilamente no modelo de aquecedor da sua preferência.