Blog

Como instalar um aquecedor a gás Rinnai

instalar um aquecedor a gás Rinnai
24
jul

A marca inova em sua tecnologia de aquecimento da água. Para instalar um aquecedor a gás Rinnai corretamente, vamos te explicar todos os cuidados que devem ser tomados.

A primeira indicação é a de que todo o processo seja feito com um profissional credenciado pela marca, pois ele possui todo conhecimento técnico para realizar a instalação em segurança e garantir o bom funcionamento do produto.

Vamos te explicar o que determina a NBR 13.103, o manual de instalação dos aquecedores a gás Rinnai e como contratar um serviço especializado.

O que diz a NBR 13.103

A Norma Brasileira 13.103 é a responsável por regularizar o modo correto que a instalação de aparelhos a gás deve seguir, rigorosamente.

Nela, determina-se:

  • Requisitos gerais;
  • Quais são os tipos de aparelhos;
  • Como deve ser a abertura e ventilação;
  • Os tipos de ambientes;
  • Exaustões;
  • A instalação.

Recomendações para instalar um aquecedor a gás Rinnai

Cada detalhe do aparelho de aquecimento a gás Rinnai precisa da devida atenção para se obter os resultados esperados.

Chaminé do aquecedor

A começar pela chaminé, que precisa ser posicionada sempre para o lado de fora do local e utilizar os materiais apropriados. O comprimento relacionado ao duto da chaminé pode alcançar até 3 m.

A chaminé não pode ter contato com superfície feita de madeira, por isso não se instala nesse tipo de material.

O duto para a chaminé deve ser individual de 80 mm a 100 mm com um adaptador e abraçadeira.

A vedação precisa garantir que os gases não retornem ao aparelho, por isso o profissional realiza as uniões necessárias para garantir que não haja nenhum tipo de problema quando o cliente for utilizar o aquecedor.

Tubulação de água quente

É aconselhável que seja feita uma instalação de uma tubulação de água quente com 1m junto com a entrada do aquecedor para que, se houver algum retorno de água, haja um controle. Recomenda-se o uso de uma tubulação de cobre ou CPVC.

Ventilação

O ambiente precisa ter uma ventilação adequada para que o aquecedor possa funcionar corretamente. Um profissional qualificado consegue elaborar as melhores soluções para adequar o aparelho ao local.

Testes de instalação

É importante que o instalador verifique se não há vazamento de água (quente ou fria) e gás (com uso de espuma).

Outro procedimento indispensável é o de ligar o aparelho, deixar o registro de água quente totalmente aberto e conferir o aquecedor. Aguardar 15 segundos antes de fechar o registro. Depois, repetir o mesmo procedimento.

Antes de colocar o plugue na tomada, verifica-se o registro de água, de gás e a tensão elétrica para que o cliente possa utilizar o aparelho e desfrutar da comodidade de ter água aquecida com um controle de até 16 variações de temperatura.

Indicação de um aquecedor eficiente

Um dos aquecedores mais apropriados para essa finalidade é o Aquecedor REU 2802 FEC com capacidade para:

4 duchas de 8 litros por minuto; 3 duchas de 10 litros por minuto; 2 duchas de 15 litros por minuto; 1 ducha de 20 litros por minuto; 1 ducha de 25 litros por minuto.
Disponível para uso dos gases naturais e gases GLP.

Conheça o Vip Service

A Vip Aquecedores é uma empresa especializada em comercializar aquecedores de água a gás, aquecedores de piscina, coifas, cooktops, pressurizadores, entre outros.

Para garantir que nossos aquecedores sejam instalados corretamente, nós oferecemos a prestação de serviço de instalação por meio do Vip Service.

Confira mais informações sobre essa comodidade.

Copyright © 2020 VIP Aquecedores. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Multlinks.
Orçamento
Rápido
Via Whats